Pela regionalização sempre!

Propomos a Regionalização, consecutivamente adiada, e a descentralização de meios e competências, elementos para o desenvolvimento económico, social e cultural sustentado e equilibrado como um contributo fundamental para articular necessidades, planos e meios, para o desenvolvimento do distrito e do concelho.


(do documento Ponte de Lima Concelho - Outro Rumo - Nova Política)

Na defesa do Poder Local Democrático
Com Trabalho * Honestidade * Competência *

domingo, 3 de outubro de 2010

PROGRAMA ELEITORAL DA FREGUESIA DE ARCOZELO

NOVA POLÍTICA – OUTRO RUMOOs Candidatos da Lista CDU à Assembleia de Freguesia de Arcozelo assumem o compromisso de dar o melhor de si para o reforço e vitalidade do Poder Local e na resolução dos problemas que afectam a população e a nossa freguesia.



A nossa acção como eleitos será desenvolvida em cooperação e na unidade com a População de ARCOZELO em torno dos seus problemas concretos.

Como linhas gerais e objectivos para um desenvolvimento harmonioso da nossa freguesia, desenvolveremos o nosso trabalho nas seguintes vertentes:
INDÚSTRIA EXTRACTIVAPÓLO INDUSTRIAL DO GRANITO.

Desenvolver uma acção eficaz e permanente junto dos órgãos competentes para a concretização da implantação do Pólo Industrial do Granito.
O atraso na resolução da implantação desta estrutura tem aumentado as dificuldades da organização empresarial do ramo e na estabilidade dos postos de trabalho.

ALARGAMENTO DA ÁREA EXTRACÇÃO DE GRANITO
NAS ZONAS DE REN NA SERRA DO FORMIGOSO

Apresentar nova proposta de localização para a substituição dos lotes não aprovados no sentido de fazer a deslocação das firmas sedeadas no Monte de St. Ovídeo que foram preteridas na decisão da Câmara Municipal.
Defender as questões de impacte ambiental e que o cumprimento das normas ambientais e urbanísticas sejam rigorosas efectivadas com uma fiscalização firme e eficaz para evitar violações paisagísticas, ambientais e de segurança.

AGRICULTURA

A agricultura foi o principal sector de actividade económica que ocupava a maior parte da população.
Incentivaremos a tomada de medidas para revitalização deste sector, tais como:
* Através do aproveitamento da floresta com vigilância, reflorestação, limpeza, construção de acessos, etc.
* Apoios à pastorícia através de incentivos a casais jovens.
* Insistiremos na defesa da cultura da vinha e do vinho, que faz parte integrante do património da nossa região. Queremos que os nossos agricultores continuem a produzir vinho de alta qualidade.
BAIRROS SOCIAS

BAIRRO DA POÇA GRANDE    

Arranjo do espaço envolvente para que os moradores tenham um local aprazível de lazer e dotá-lo de infra-estruturas de recreio e desportivas para o convívio das crianças.

EDUCAÇÃO E ENSINO

É condição fundamental para o desenvolvimento económico e social, e particularmente para a melhoria do nível de vida e cultural dos trabalhadores, a elevação do nível médio de escolaridade

Manuais escolares

As despesas das famílias com a educação subiram com o aumento de 4,5% do preço dos manuais escolares.
Para que o presente tenha futuro, defendemos que o Município garanta a aquisição dos manuais escolares para todos os alunos em escolaridade obrigatória.

SAÚDE

URGÊNCIA DO HOSPITAL

Lutaremos para que os Serviços de Urgência do nosso Hospital não sejam retirados do nosso Concelho, e pela melhoria dos cuidados de Saúde com o acesso a mais valências.

 SAÚDE E APOIO AOS IDOSOS

Promoveremos acções no âmbito da saúde e apoio aos idosos para que tenham uma assistência digna na melhoria das suas capacidades para uma vida saudável.

AMBIENTE

É necessário estancar a degradação do meio ambiente praticando uma política ambiental que conduza ao implementar das seguintes medidas:

  • Incentivar uma ocupação ordenada dos solos, protegendo os solos férteis e contemplando a existência de espaços verdes. Estes funcionam como sistema natural de drenagem e abastecem os aquíferos subterrâneos.
  • Acabar com as descargas poluentes a céu aberto para o rio Lima e com outras descargas clandestinas, junto ao Clube Natura e de unidades industriais designadamente pocilgas, vacarias, etc.
  • Promover a repovoação com vegetação autóctone, das imensas crateras criadas com a extracção nos montados das Pedras Finas.

PATRIMÓNIO PAISAGÍSTICO

Ponte de Lima possui um vasto património paisagístico e arquitectónico, no qual Arcozelo é parte integrante, o que lhe dá o estatuto de ser considerada uma das zonas mais bonitas de Portugal
*
 Monte de Santo Ovídeo
Valorização deste espaço panorâmico, através de limpeza, reorganização do seu espaço e acessos.

* Arnado
 Arranjo e manutenção permanente do seu espaço envolvente e defesa de qualquer agressão urbanística no local perseverando a sua característica monumental.

Desenvolver demarches junto do Município para a colocação de Placas a alertar para os perigos para a Saúde dos banhistas ao tomarem banho nas águas da dita “Praia Fluvial do Arnado”.

* Igreja de Santo António da Torre Velha

Pugnaremos para que seja feita urgentemente uma intervenção de restauro e recuperação do edifício monumental, sensibilizando o Município para o seu total empenhamento na concretização da candidatura apresentada pela Irmandade ao abrigo do PIDDAC da Direcção Geral das Autarquias Locais.

TRÂNSITO

RESOLUÇÃO DO TRÂNSITO JUNTO À ESCOLA EB 2,3+S

O traçado da estrada nacional n.º. 306, que atravessa parte da freguesia de Arcozelo em direcção a Paredes de Coura, conflui com a estrada municipal de Vilar que serve a saída de trânsito da escola E.B.2;3+S da mesma freguesia, que nas horas de início e do final das aulas regista um aumento de trânsito considerável com a agravante, aumentar ainda mais quando o Centro Educativo entrar em funcionamento.
Devido ao estrangulamento de comunicação, face ao exíguo espaço de manobra, para quem quer virar em direcção á rotunda do lugar de Faldejães, representa um perigo não só para os automóveis ligeiros mas sobretudo para os autocarros que transportam os alunos.
 Várias vezes se tem assistido no local, a autocarros atravessados na estrada nacional para fazerem a manobra e outras vezes mais a Norte no entroncamento para a Igreja da freguesia, onde também fazem manobra de inversão de marcha, com toda a carga de perigo, que também aqui, estão sujeitos os que naquela via transitam.
É possível minimizar o perigo que advém desta realidade com o alargamento da estrada nacional, ou com a instalação de uma rotunda no local de confluência da estrada nacional com a estrada municipal. Para que no futuro não tenhamos de lamentar mais alguns acidentes de consequências graves

* Defenderemos uma maior transferência de meios financeiros e competências para a Junta de Freguesia. Que 20% das receitas totais previstas no Orçamento Municipal sejam transferidas para o Orçamento das Freguesias.