Pela regionalização sempre!

Propomos a Regionalização, consecutivamente adiada, e a descentralização de meios e competências, elementos para o desenvolvimento económico, social e cultural sustentado e equilibrado como um contributo fundamental para articular necessidades, planos e meios, para o desenvolvimento do distrito e do concelho.


(do documento Ponte de Lima Concelho - Outro Rumo - Nova Política)

Na defesa do Poder Local Democrático
Com Trabalho * Honestidade * Competência *

domingo, 3 de outubro de 2010

PROGRAMA CDU PARA A VILA DE PONTE DE LIMA

OUTRA POLÍTICA – OUTRO RUMO!

Os Candidatos da Lista CDU à Assembleia de Freguesia de Ponte de Lima assumem o compromisso de dar o melhor de si para o reforço e vitalidade do Poder Local e na resolução dos problemas que afectam a população e a nossa freguesia.

A nossa acção como eleitos será desenvolvida em cooperação e na unidade com a População da Vila de Ponte de Lima em torno dos seus problemas concretos.
Como linhas gerais e objectivos desenvolveremos o nosso trabalho nas seguintes vertentes:

Transferência de competências

Defenderemos que o Município delegue a transferência de competências para a Junta de Freguesia no que concerne a Obras a realizar na nossa Vila e na gestão e manutenção do Cemitério Municipal.

Defenderemos uma participação e colaboração activa na definição de Projectos municipais a realizar na Vila.

Valorização dos espaços panorâmicos e de lazer
A vila de Ponte de Lima adquiriu o estatuto de ser considerada uma das zonas mais bonitas do nosso País. As riquezas naturais da nossa Vila devem ser preservadas, conservadas e protegidas.

A CDU para a concretização destes objectivos, propõe:

-A delegação de competência na Junta de Freguesia da manutenção permanente e no arranjo do Parque da Lapa.

- Arranjo e conservação da zona envolvente do Bairro Social (junto às escolas) e dotá-lo de espaços verdes, de lazer e de recreio.

- Arranjo e conservação (bancos e papeleiras) da Avenida dos Plátanos.

Fontes e nascentes de água

FONTANÁRIOS

A água é um bem precioso pertencente a todos. A Vila de Ponte de Lima era famosa pelas suas fontes e fontanários de onde jorrava água que abastecia a população residente e matava a sede a todos os visitantes.
Nos tempos que passam é de uma tristeza gritante olhar para as fontes e os fontanários e verificar que uns jorram água imprópria para consumo outros estão completamente secos. Que é feito das nascentes de água pura que alimentavam as fontes de S.João, Fonte da Vila, Fonte da Lapa, Fonte do Pinheiro, Fontanário do Largo Dr. António Magalhães e da Fonte dos Terceiros? Que causas houve para que tal situação acontecesse?

- A CDU propõe a elaboração pelo Município de um projecto para que as bicas voltem a jorrar água pura e limpa

Comércio Local e Centro Histórico
Comércio Local

O Comércio Tradicional, na consequência da proliferação das grandes superfícies e devido ao deslocamento do centro histórico para outras zonas da vila (sem que fossem tomadas as medidas alternativas) de estruturas físicas e de serviços, passa por uma agonia que o conduziu à epidemia das falências.

Centro Histórico

O Centro Histórico da Vila de Ponte de Lima ao longo dos anos tem sofrido de desertificação e degradação do parque edificado o que se reflecte negativamente no comércio local.

A CDU propõe como medidas imediatas:

- Aquisição pelo Município de Mini-Autocarros, não poluentes, para fazer a ligação entre as várias artérias da Vila e a Central de Camionagem.
- Apoio efectivo pelos Serviços Municipais no cumprimento de normas comunitárias para o funcionamento dos respectivos estabelecimentos comerciais e industriais.
- Formação de um Comissariado para a reabilitação urbana.
- Criação de um Gabinete Técnico de apoio, coordenação e acompanhamento na reabilitação e reconstrução das habitações degradadas.

Mercado Municipal

- Elaboração de um Plano para a sua revitalização no sentido de melhorar o seu funcionamento e a situação dos Comerciantes e Artesãos.






Urgência do Hospital
A CDU sempre alertou para a possibilidade do desmantelamento do serviço de urgência Hospitalar tendo por várias vezes manifestado a sua preocupação em intervenções na Assembleia Municipal, em reuniões de grupo de trabalho no âmbito da mesma Assembleia, assim como questionando o Município com requerimento sobre o assunto.

Os candidatos da CDU assumem o compromisso de colaborarem em unidade com a população na manutenção dos Serviços de Urgência Hospitalar.

Transferência de Verbas

Defenderemos uma maior transferência de meios financeiros e competências para a Junta de Freguesia. Que 20% das receitas totais previstas no Orçamento Municipal sejam transferidas para o Orçamento das Freguesias.

Regionalização

Propomos a Regionalização, consecutivamente adiada, e a descentralização de meios e competências, elementos para o desenvolvimento económico, social e cultural sustentado e equilibrado como um contributo fundamental para articular necessidades, planos e meios, para o desenvolvimento do distrito e do concelho.