Pela regionalização sempre!

Propomos a Regionalização, consecutivamente adiada, e a descentralização de meios e competências, elementos para o desenvolvimento económico, social e cultural sustentado e equilibrado como um contributo fundamental para articular necessidades, planos e meios, para o desenvolvimento do distrito e do concelho.


(do documento Ponte de Lima Concelho - Outro Rumo - Nova Política)

Na defesa do Poder Local Democrático
Com Trabalho * Honestidade * Competência *

sexta-feira, 5 de março de 2010

Sobre “Um Rio próximo das pessoas”

Ao analisarmos a proposta do PSD ”Um Rio próximo das pessoas” a CDU ficou grada ao reconhecer nesta proposta desde os seus objectivos até ao ponto 3.5 a coincidência de tudo aquilo que a CDU tem vindo a sugerir e alertar o Município desde há anos a esta parte sobre esta problemática, como exemplo:

Na sessão da Assembleia Municipal de 15 Dez de 2007, em questões ambientais alertava-mos o Município sobre a poluição do rio Lima e seus afluentes;

Na Sessão de 12Set de 2008, (Requalificação do Rio Lima) de entre outras questões sugeríamos que o Presidente do Município apresentasse uma proposta de projecto, para discussão pública sobre o arranjo da zona ribeirinha e a devolução do Rio e do seu Areal à população limiana.

O Município em vez de apresentar um projecto, para discussão pública, de toda a zona ribeirinha optou por obras a retalho com os prejuízos e transtornos que tem causado aos comerciantes e aos transeuntes na zona histórica em dias invernais. Esperemos que a obra em curso na Alameda de S. João não venha a enfermar dos mesmos defeitos.

No entendimento da CDU o Município ao não atender às sugestões preconizadas só tem atrasado a resolução da recuperação do Rio Lima e do seu Areal. Perdeu-se muito tempo.

Em relação ao ponto 3.6 “Tenham em conta o estacionamento automóvel”. Consideramos que é muito vago. No nosso entendimento deve ser retirado definitivamente o estacionamento de viaturas no Areal

Os eleitos da CDU dado a urgência da implementação de uma resolução para a recuperação do Areal e do nosso Rio manifesta o seu acordo no fundamental, salvaguardando a questão relacionada com o ponto 3.6.