Pela regionalização sempre!

Propomos a Regionalização, consecutivamente adiada, e a descentralização de meios e competências, elementos para o desenvolvimento económico, social e cultural sustentado e equilibrado como um contributo fundamental para articular necessidades, planos e meios, para o desenvolvimento do distrito e do concelho.


(do documento Ponte de Lima Concelho - Outro Rumo - Nova Política)

Na defesa do Poder Local Democrático
Com Trabalho * Honestidade * Competência *

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A CDU E O MEIO AMBIENTE




A CDU E O MEIO AMBIENTE


Nascentes de água e fontanários

 A CDU no plano ecológico sempre defendeu a necessidade de definir uma política ambiental para o Concelho que conduza a uma melhor qualidade de vida e impeça atentados ao meio ambiente.

Apresentando e sugerindo medidas para uma correcta política ambiental no sentido de estancar a degradação do meio ambiente, tais como:

      Incentivar uma ocupação ordenada dos solos, protegendo os solos férteis e contemplando a existência de espaços verdes. Estes funcionam como sistema natural de drenagem e abastecem os aquíferos subterrâneos.

Acabar com as descargas poluentes a céu aberto para o rio Lima a jusante e a montante, na confluência do ribeiro da Labruja com o rio Lima; com outras descargas clandestinas, junto ao Clube Natura e de unidades industriais designadamente pocilgas, vacarias, etc.

Acabar com as descargas ilegais de entulhos em vários pontos do Concelho (estrada da Madalena, margens do Rio e outros locais).

Promover a repovoação com vegetação autóctone, das imensas crateras criadas com a extracção nos montados das Pedras Finas, Monte de Stº. Oviedo, Pedreira na Ribeira “Monte & Monte” e assim cumprir com o que está consagrado no PDM e estabelecer um plano de reorganização e ordenamento da extracção de todas as Pedreiras do Concelho.

Reorganização e intervenção florestal devidamente ordenada da Mata Florestal entre Arca e a Mata da Madalena.

Apoio a programas para ordenamento da floresta com plantação de várias espécies de árvores como folhosas e resinosas. Abertura e limpeza de aceiros – corta-fogos e limpeza de todas as áreas florestais. Construção de reservatórios de águas em locais estratégicos da floresta para prevenção e combate aos incêndios.

Recuperação e limpeza do Ribeiro de Crasto

Promover a limpeza da zona das ecovias.

Conservação e limpeza do lago da Poça Grande.

A CDU E O MEIO AMBIENTE 

Higiene e limpeza

A lavagem e limpeza das ruas e artérias da Vila, deixam muito a desejar ou praticamente são inexistentes, principalmente a lavagem das ruas, não se coadunam com a pretensão do Município de um Concelho com aptidões para a actividade turística.

Esta lacuna exige a aquisição pelo:

- Município de carros apropriados para a lavagem e limpeza das ruas e passeios da vila.

Nascentes de água – Recuperação e limpeza das nascentes de água de todo o Concelho.

Fontanários

O Município deve proceder a um levantamento dos fontanários e fontes existentes no Concelho e elaborar um plano para a sua recuperação.