Pela regionalização sempre!

Propomos a Regionalização, consecutivamente adiada, e a descentralização de meios e competências, elementos para o desenvolvimento económico, social e cultural sustentado e equilibrado como um contributo fundamental para articular necessidades, planos e meios, para o desenvolvimento do distrito e do concelho.


(do documento Ponte de Lima Concelho - Outro Rumo - Nova Política)

Na defesa do Poder Local Democrático
Com Trabalho * Honestidade * Competência *

terça-feira, 24 de maio de 2011

COM A ACTUALIDADE COMO SE FOSSE HOJE

Câmara Municipal abandona o Monte da  Madalena .

Ponte de Lima pode orgulhar-se das belezas paisagísticas dos miradouros, ermidas e instâncias de lazer que possui. Porém a população limiana pouco usufrui dos privilégios que a natureza lhe ofereceu por falta de incentivos das respectivas autarquias locais.

A paradisíaca estância da Madalena é prova disso. Situa-se num local que dista 2 km, da urbe limiana, de boa acessibilidade e condições óptimas de lazer. Dali se visiona a vila de Ponte de Lima, com o seu antigo e moderno casario em expansão, a ponte medieval, ex-libris da região, os solares da Ribeira Lima e o serpentear do rio que corre no vale até à foz, proporcionando ao visitante o natural encantamento da paisagem. A Madelena está para os Limianos como Santa Luzia para os vianenses. Estância de interesse turístico por excelência não pode ser votada ao esquecimento. Disso teve perfeita consciência o Dr. Adelino Sampaio e outros ilustres Limianos com responsabilidades nas Autarquias locais. Ali fizeram construir um belo edifício hoteleiro, a capela, dotaram o parque de arruamentos e jardins com iluminação pública, estabeleceram a rede de água, arborizaram o local, etc. proporcionando aos visitantes condições indispensáveis ao lazer.

A Madelena tem vindo a degradar-se desde há anos a esta parte. Carece de manutenção e requalificação condignas, próprias da estância que é, ao que o município local não pode alhear-se e que a CDU tem feito eco na Assembleia municipal. Aqui deixamos o nosso apelo às Autarquias Locais para que olhem pela Madelena.

(artigo de opinião de Cândido Monteiro, publicado no Jornal CDU de Julho2007



NOTA:

Na sessão da assembleia municipal de 19Junho2009, apresentamos como sugestão

Obras de beneficiação do Parque da Madalena

Mais uma vez a CDU vem levantar a questão do abandono a que está votado o Monte  da Madalena, não justificando os sucessivos apoios financeiros entregues à Junta de Freguesia de Fornelos para obras de beneficiação do respectivo parque.

O  parque de Stª. Maria Madalena necessita urgentemente de um interessado e profundo estudo para que lhe seja devolvido a dignidade e a beleza que merece e não obras de remendo e a retalho.

Não sendo pretensão da CDU cercear a autonomia gestora da freguesia, achamos, neste caso particular,  para o bem do Concelho que a gestão deste espaço deveria passar directamente para a alçada do Município.