Pela regionalização sempre!

Propomos a Regionalização, consecutivamente adiada, e a descentralização de meios e competências, elementos para o desenvolvimento económico, social e cultural sustentado e equilibrado como um contributo fundamental para articular necessidades, planos e meios, para o desenvolvimento do distrito e do concelho.


(do documento Ponte de Lima Concelho - Outro Rumo - Nova Política)

Na defesa do Poder Local Democrático
Com Trabalho * Honestidade * Competência *

quinta-feira, 24 de junho de 2010

VACA DAS CORDAS SEM REFORÇO POLICIAL

Na madrugada da Vaca das Cordas um munícipe foi barbaramente agredido por 3 ou 4 indivíduos. Alguns dos agressores, não se coibiram até, de exibirem as armas que possuíam nos coldres, denotando até alguma planificação e profissionalismo. A agressão teve lugar em frente à Cervejaria Rampinha e só terminou na Rua da Abadia perto da antiga mercearia do João Manel. Este facto lamentável põe indubitavelmente a nu os problemas de segurança que se impõe, sobretudo em dias de grande afluência de pessoas, potenciados, pela sua concentração em espaços relativamente pequenos, como são os arruamentos do centro histórico.
A promoção deste tipo de eventos por parte da Autarquia, tem que ter alguma correspondência no plano da segurança, se é que este realmente existiu.

Algumas questões se impõem colocar ao município:

Qual o número total de efectivos policiais escalonados?

Qual o reforço policial solicitado?

Qual a sua colocação estratégica?

È que para elevar os níveis de segurança é preciso que as forças policiais tenham visibilidade nos locais de maior concentração de pessoas, sejam em número suficiente e a sua colocação deve ser estratégica nos locais de maior afluência. Este trabalho de profiláctico e persuasão é extremamente importante para actuar ao nível da prevenção, elevando a sensação de segurança aos limianos e aos milhares de pessoas que nos visitam.

As Feiras Novas 2010 estão aí à porta, para além das questões de higiene e limpeza e acesso a instalações sanitárias que todos os anos a CDU – Coligação Democrática Unitária colocou na Assembleia Municipal é necessário e imperioso reforçar também as medidas de segurança. Nas Feiras Novas 2009, foram reportados nos órgãos de comunicação regionais, um considerável número de incidentes, desde assaltos a pessoas, roubos e agressões. Como diz o nosso Povo mais vale prevenir do que remediar.

Por isso os eleitos da CDU mais uma vez colocaram a sugestão e o alerta para que sejam tomadas as medidas necessárias e adequadas para que todos os limianos e a quem nos visita tenham asseguradas as condições para desfrutar da folia das Feiras Novas.

Esta preocupação não teve a devida atenção do executivo camarário.