Pela regionalização sempre!

Propomos a Regionalização, consecutivamente adiada, e a descentralização de meios e competências, elementos para o desenvolvimento económico, social e cultural sustentado e equilibrado como um contributo fundamental para articular necessidades, planos e meios, para o desenvolvimento do distrito e do concelho.


(do documento Ponte de Lima Concelho - Outro Rumo - Nova Política)

Na defesa do Poder Local Democrático
Com Trabalho * Honestidade * Competência *

segunda-feira, 17 de maio de 2010

SOBRE A ALTERAÇÃO DOS ESTATUTOS COMUNIDADE INTERMUNICIPAL MINHO - LIMA

Sobre o ponto em consideração permitam-nos o benefício de duas ou três considerações prévias:

Apreciamos sem quaisquer reservas mentais ou políticas o esforço argumentativo de alteração dos estatutos da CIM.

Apreciamos, em particular, a generosidade da Câmara Municipal de Viana do Castelo para iniciar o processo de reavaliação da posição do município face à CIM Minho-Lima”

Porém não podemos deixar de recusar tanto a alusão retórica ao “reforço do diálogo entre os diferentes responsáveis autárquicos municipais” como a invocação, em certa medida, dos argumentos que suportaram a campanha do Partido Socialista em Viana do Castelo contra a integração na Comunidade Intermunicipal.

E, sobretudo, recusamos ainda, a oportunidade política, ditada por obscuros impulsos políticos provavelmente de natureza eleitoralista renovada ou a renovar, de se passar uma esponja sobre as responsabilidades do Partido Socialista. Na perspectiva da CDU, esquecê-las será um péssimo serviço prestado a Viana do Castelo, ao Distrito e à Comunidade Intermunicipal.

Como Sempre defendemos que o distrito deveria estar agrupado numa só Associação de municípios só lamentamos que a inclusão de Viana do Castelo peque por tardia.