Pela regionalização sempre!

Propomos a Regionalização, consecutivamente adiada, e a descentralização de meios e competências, elementos para o desenvolvimento económico, social e cultural sustentado e equilibrado como um contributo fundamental para articular necessidades, planos e meios, para o desenvolvimento do distrito e do concelho.


(do documento Ponte de Lima Concelho - Outro Rumo - Nova Política)

Na defesa do Poder Local Democrático
Com Trabalho * Honestidade * Competência *

segunda-feira, 17 de maio de 2010

CDU CONTRA PORTAGENS NA A28

A intenção de introdução de portagens na SCUT A28, anunciada pelo governo seria um elemento que agravaria ainda mais a situação económica e social do distrito e particularmente do nosso Concelho.

Conforme o reportado nos média “Um dos maiores entrepostos de carne do norte do país, a Carsiva, empresa instalada há um ano em Ponte de Lima, actualmente com 72 trabalhadores, admite vir a recorrer à redução de pessoal caso venham a ser implementadas portagens na A28, entre o Porto e Viana do Castelo, porque não vai ser possível fazer face a custos acrescidos na ordem dos 20 mil euros mensais”.

O poder de compra de cada limiano, já depauperado, vai ainda definhar mais; a sinistralidade na EN 13 aumentará; as consequências nefastas para a vida de todos nós tornar-se-ão evidentes.
De facto a intenção de introduzir portagens na A28 não cumpre nenhum dos três critérios fixados pelo Governo.

Senão vejamos;

- Uma viagem pela EN13, única via alternativa, demora (duas vezes e meia mais) do que pela A28.
- O conjunto de constrangimentos da EN13, que impedem o trânsito de pesados (em grande parte dos troços) e que poderá mesmo ver o troço que atravessa a cidade da Póvoa de Varzim transformado em zona pedonal.
- Os índices de poder de compra dos concelhos servidos pela A28 ficam abaixo dos “tetos” definidos pelo Governo para introduzir portagens.

Mais que uma questão de política partidária, a oposição ao fim da SCUT A28 deve mobilizar pessoas colectivas e singulares, organizações e associações, pois de forma directa ou indirecta todos verão reflectido no respectivo orçamento mais este imposto intempestivo que, todos sabem, se alicerça somente no facto de, para o Governo, ser uma via capaz de gerar uma forte receita.A CDU – Coligação Democrática Unitária apela a todos os membros desta Assembleia Municipal e em particular aos Srs. Presidentes de Junta de Freguesia que manifestem a sua frontal e determinada oposição à introdução de portagens na A28.