Pela regionalização sempre!

Propomos a Regionalização, consecutivamente adiada, e a descentralização de meios e competências, elementos para o desenvolvimento económico, social e cultural sustentado e equilibrado como um contributo fundamental para articular necessidades, planos e meios, para o desenvolvimento do distrito e do concelho.


(do documento Ponte de Lima Concelho - Outro Rumo - Nova Política)

Na defesa do Poder Local Democrático
Com Trabalho * Honestidade * Competência *

domingo, 28 de junho de 2009

Sobre as Urgências do Hospital

O ATAQUE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE AO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

Os serviços de Urgências do Hospital de Conde de Bertiandos estão a ser amputados do serviço de internamento que ficará sem médicos de medicina interna e pessoal de enfermagem.

A CDU – Coligação Democrática Unitária manifesta a sua enorme preocupação pela retirada deste serviço que integra o primeiro nível de acolhimento de situações de urgência. A retirada desta valência vai contribuir para que a prestação de cuidados de saúde á população piore cada vez mais.

A CDU ao longo dos últimos anos tem vindo a alertar para o desmantelamento do Serviço Nacional de Saúde e nomeadamente dos serviços das Urgências do Hospital Conde de Bertiandos em Ponte de Lima com o encerramento de: Ginecologia, Ortopedia, pequena Cirurgia, Geriatria, Pediatria, etc.

O Ministério da Saúde vem agora encerrar os serviços de internamento.
A CDU sempre alertou para a possibilidade do desmantelamento do serviço de urgência Hospitalar tendo por várias vezes manifestado a sua preocupação em intervenções na Assembleia Municipal, em reuniões de grupo de trabalho no âmbito da Assembleia Municipal, assim como questionando o Município com requerimento sobre o assunto.

A CDU perante esta situação lamenta que a atitude do Município e do seu Presidente seja de total inactividade não fazendo jus à propaganda feita no seio da população limiana que o Presidente da Câmara tinha resolvido a situação dos serviços de urgência.

Para a CDU outra questão se levanta: Será que esperaram pelas Obras de melhoramento das instalações dos serviços de urgência (com dinheiros públicos) para desmantelar todo o serviço público de saúde e entregá-lo de mão beijada a serviços privados?

A CDU mais uma vez manifesta a sua apreensão quanto aos direitos dos utentes e dos trabalhadores do Hospital em relação á manutenção dos seus postos de trabalho.

3JUNHO2009