Pela regionalização sempre!

Propomos a Regionalização, consecutivamente adiada, e a descentralização de meios e competências, elementos para o desenvolvimento económico, social e cultural sustentado e equilibrado como um contributo fundamental para articular necessidades, planos e meios, para o desenvolvimento do distrito e do concelho.


(do documento Ponte de Lima Concelho - Outro Rumo - Nova Política)

Na defesa do Poder Local Democrático
Com Trabalho * Honestidade * Competência *

domingo, 17 de maio de 2009

Sobre o “Museu do Sarrabulho”


Sobre o “Museu do Sarrabulho”

Recentemente na Comunicação Social foi dado relevo à aquisição de prédios destinados à promoção sociocultural do”Sarrabulho à moda de Ponte de Lima” e, pela mesma ficamos a saber, com o objectivo de implantação do Museu do Sarrabulho.
Não invalidando o esforço do Município em ajudar à promoção do prato gastronómico como marca Ponte de Lima, não conseguimos descortinar a necessidade de um Museu do Sarrabulho visto que este manjar não tem patente, pois ele é património das gentes da nossa terra, cuja origem está na criação do Porco para a matança, onde os vizinhos se juntavam e conviviam através da confecção do manjar Sarrabulho. A não ser que venha alguém fora do Concelho, podendo ser de Concelho vizinho, querendo inventar e impor a sua ideia sobre a matança do Porco e a confecção do arroz de Sarrabulho como se fossem genuinamente Limiano e assim ficar registado no futuro Museu.
Na leitura das últimas actas das reuniões da Câmara Municipal, ressalta que os prédios adquiridos pelo Município foram por proposta de uma Imobiliária, o que deixa transparecer que não estava nos planos Camarários adquiri-los, parecendo-nos, pelo menos, estranho que uma Imobiliária ande constantemente a enviar ofícios de propostas para venda de imóveis ao Município.